19.9.05

Ora deixa cá ver...

Será Santa Maria da Feira o quarto município mais desenvolvido do país? A edição do último sábado do semanário Expresso publica um trabalho jornalístico – “que não tem objectivos de um ranking ou pretensão de uma investigação científica” – diz que sim. Segundo a mesma publicação, melhor do que a Feira só mesmo Cascais, Sintra e Oeiras, na cintura de Lisboa. Entre os 10 mais surgem depois, Albufeira, Aveiro, Póvoa de Varzim, Maia, Paços de Ferreira e a Trofa.
O Expresso analisou 14 diferentes indicadores estatísticos, como o analfabetismo, desemprego, actividade, natalidade, envelhecimento, médicos, consumo de energia doméstica, desenvolvimento social, empresas sediadas, rendimento mínimo garantido, automóveis, ecopontos, bibliotecas públicas e polícias e chegou ao “retrato de um país dividido” por um fosso entre o litoral desenvolvido e o interior mergulhado no atraso.
Entre as muitas conclusões e dúvidas que este trabalho possa suscitar, registe-se o facto dos três municípios que apresentam os melhores indicadores se situarem na Área Metropolitana de Lisboa, sendo Santa Maria da Feira o primeiro dos concelhos do Norte e, logicamente, da Área Metropolitana do Porto.
Entre os 10 melhores, seis situam-se a norte do Mondego, quatro dos quais integram a Área Metropolitana do Porto e, de entre esses, dois entraram muito recentemente no “clube” (Feira e Trofa).
Segundo os números do semanário, neste lote de 10 municípios, Santa Maria da Feira apresenta os melhores índices em dois indicadores: o desemprego (2,7 por cento) e rendimento mínimo garantido (1,9 por cento). No que respeita ao número de agentes da autoridade por mil habitantes, surge no terceiro lugar com 1,9 polícias, só superado por Aveiro (5,2 por cento) e Albufeira (2,7 por cento).
O quarto município da classificação do Expresso é o oitavo em taxa de analfabetismo (6,1 por cento) – apenas Albufeira e Paços de Ferreira apresentam índices mais elevados –, ocupando a mesma posição quanto ao rácio de médicos (1,2 por mil habitantes) e quanto ao número de ecopontos por mil habitantes.
No “top 10”, a Feira é o quarto em número de empresas sediadas, no consumo de energia doméstica, quinto no índice de envelhecimento da sua população, em número de automóveis por mil habitantes e em número de bibliotecas abertas; sexto no índice de desenvolvimento social e na taxa de natalidade; e o sétimo em taxa de actividade.
Segundo o Expresso, Pampilhosa da Serra será o município com piores indicadores de desenvolvimento.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?