13.10.05
Uma breve análise (pessoal)
Estas autárquicas constituem uma derrota em quase toda a linha para o PS, que se propunha a ganhar Lisboa, Porto e Sintra e a maioria das capitais de distrito. Se não estou em erro, tirando Braga, Faro, Guarda, Viana do Catelo, Castelo Branco, e Évora, o PS não ganhou mais nenhuma capital de distrito, sendo que o PSD ganha em Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Portalegre, isto só falando em Portugal Continental. Como se não bastasse, não ganha nenhuma das três Câmaras ( Porto Lisboa e Sintra ) eleitas como favoritas e ainda tem menos três câmaras que há quatro anos. É sem dúvida alguma uma derrota em toda a linha.
O PSD enbora com menos câmaras que há quatro anos ( menos uma câmara que há quatro anos - isto tendo em conta as coligações com o PP ), com a maioria das capitais de distrito ganhas, com a vitória no Porto e em Lisboa, só se pode dar por vitorioso.
Outro vencedor da noite foi a CDU, que teve mais Câmaras que há quatro anos e se torna na terceira força política nacional.
O PP continua a cair a pique a nível autárquico e só garante a Câmara de Ponte de Lima ( Daniel Campelo ... ), à semelhança do Bloco, que vence apenas em Salvaterra de Magos.
A surpresa: Vitória de Élio Maia em Aveiro
A Quase surpresa: A Quase derrota do PSD em Leiria
As desilusões: As derrotas do PSD em Braga, Espinho e Ovar.