21.2.06

Um Ano depois...


Com um dia de atraso (até porque o tempo não sobra), recordo o aniversário de um dos dias mais tristes da minha vida. Dormia eu, porque tinha que acordar cedo na manhã seguinte... era dia de Eleições Legislativas em que era certa a derrota do PSD, só se faltava saber por quantos. Eram umas 04:00 da Manhã. Toca o telemóvel. Recordei-me que da última vez que me tinha tocado o telemóvel a meio de uma noite de sono, era para me dizerem que a minha querida Avó, depois de uma lenta agonia havia partido para o Céu. Estremeci da cabeça aos pés. O que seria, quem seria. Olhei para o visor do telemóvel... Gil Lobão, era o que dizia. Porque raio é que o Gil me iria ligar aquela hora e naquele dia? Atendi, ensonado como é óbvio e sem que nada o fizesse esperar ele diz-me: "Oh Jorge, desculpa ligar-te a esta hora... olha tem calma... pah... o Dr. Manel morreu...". Naquele momento fiquei parvo, ausente de mim mesmo. Não podia ser... o Dr. Manuel, aquele homem cheio de vida, que na campanha, sempre que nos faltavam as forças era o primeiro a pedir-nos mais aquele esforço, mas fazendo-o também ele... tinha morrido?! Perguntei-lhe se tinha a certeza e ele dizia-me que sim e contava-me mais algumas coisas. Desliguei o telemóvel. Fiquei em silêncio. Liguei-lhe de novo... "Gil, tens a certeza?"... O problema é que era mesmo verdade.
Tinha partido para o Céu, um homem bom, daquelas pessoas que deixa para sempre saudades. E que falta que ele nos faz a todos quantos privaram com ele. Tenho saudades do Dr. Manuel, de ouvir o seu "Meu Caro...". De ver o seu sorriso tímido mas sincero. De sentir a sua mão firme quando o cumprimentava. O Dr. Manuel Oliveira era daquela estirpe de homens, que se preocupou sempre muito mais com os outros do que com ele próprio. Era bom por natureza. Sinceramente, continuo sem palavras um ano depois. Gostava mesmo do Dr. Manuel, era um ser humano maravilhoso, do melhor que conheci até hoje.
Meu Caro Companheiro, até um dia destes!

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?